O licenciamento 2024 RS deverá ser todo feito on-line, já que o Detran do Rio Grande do Sul não diponibiliza mais a entrega do documento físico para os proprietários de veículos. Portanto, para te ajudar, nós selecionamos tudo sobre o licenciamento no estado, confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o licenciamento?
Os brasileiros – bem como em outros países – precisam pagar uma série de impostos sobre serviços e produtos ao longo do ano. Nesse sentido, a arrecadação do governo também engloba os veículos registrados no território nacional.
E o principal imposto recolhido anualmente é o IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Além disso, um veículo ainda tem seguro obrigatório (DPVAT) e pode ter outros encargos de multas e transferências ao longo do ano.
Tal como uma declaração que comprova o pagamento do imposto de renda, por exemplo, o Código Nacional de Trânsito também conta com um atestado de regularizada para os veículos. Trata-se do licenciamento, um documento que atesta que todos os impostos foram pagos e permite o trânsito do veículo.
Como tirar o licenciamento no RS?
As regras sobre o licenciamento variam de estado para estado. Porém, em qualquer lugar do Brasil, antes de solicitar o licenciamento do ano vigente, o proprietário do veículo precisa pagar o IPVA e outras taxas de multa de trânsito ou de encargos que estão em débito.
Assim, o primeiro passo para tirar o licenciamento no Rio Grande do Sul é consultar a situação veicular. Atualmente, o governo do RS não emite o licenciamento físico, apenas a versão digital.
Portanto, para acessar os débitos e verificar a situação do veículo no ano em exercício, o proprietário precisa acessar o site do Detran RS ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com o número da placa e do RENAVAM em mãos.
Como pagar os débitos com o Detran RS?
Caso o veículo não tenha multas ou outros encargos, o proprietário terá o veículo em situação correta. Porém, em ocorrência de multas de trânsito ou outros documentos em atraso, o sistema do Detran RS vai gerar uma cobrança.
O pagamento dos débitos com o Detran podem ser realizados nos bancos Banrisul, Banco do Brasil, Sicreed e Sicoob, tanto na agência quanto os respectivos aplicativos de internet banking.
O proprietário também pode pagar os débitos via PIX, gerando o código no portal do Detran RS ou da Fazenda do estado. Além disso, algumas instituições autorizadas pelo Detran trabalham com o financiamento dos débitos. O cidadão pode consultar os locais no próprio site do órgão.
Licenciamento Atrasado 2024
Como Pagar? Multa e VencimentoComo pagar o IPVA RS?
Antes de pagar o IPVA do atual ano, o proprietário do veículo precisa regularizar o imposto de anos passados. A dívida ativa é paga com a emissão da Guia de Arrecadação diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.
Com a GA em mãos junto do número da placa e do Renavam, o proprietário pode se dirigir à alguma unidade dos bancos Sicredi, Banco do Brasil e Banrisul. Assim, o proprietário consegue regularizar a situação.
Para pagar o IPVA do ano vigente, os clientes dos bancos Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco e Sicredi podem se dirigir aos canais de atendimento com o número do Renavam e da placa. Nesse sentido, os clientes também podem usar os serviços online dessas instituições financeiras regularizadas.
Além disso, o proprietário do veículo ainda pode pagar o IPVA pelo PIX. Para isso, precisa gerar o código PIX na Central de Serviços do site do Detran RS, informando também os números de placa e de Renavam.
Calendário do IPVA RS 2024
A cada ano, o Detran do RS atualiza das datas. Seguindo a base da última versão que traz os prazos máximos para 2023 de acordo com os números finais das placas do veículo; confira a projeção para 2024:
- Placas com final 1, 2, 3, 4 e 5: prazo até a terceira semana de abril;
- Placas com final 6, 7, 8, 9 e 0: prazo até a quarta semana de abril.
Vale ressaltar que os dados serão atualizados com o Detran regional.
Como pagar o licenciamento RS 2024?
Após acertar toda a situação de IPVA e outros encargos, o proprietário pode solicitar o CRLV. Vale lembrar que, nos últimos anos, o valor do DPVAT está zerado no Rio Grande do Sul, o que deve se manter em 2024.
O proprietário do veículo precisa acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou entrar no site do Detran RS para consultar a situação. Quando tudo estiver ok com o veículo, receberá a cobrança da taxa de licenciamento de R$94,10.
Após cerca de 5 dias úteis, a CRLV atualizada deve constar nos portais do aplicativo ou do site. O proprietário do veículo pode recolher a versão digital do documento, já que o Detran RS não envia a versão física.
Calendário do licenciamento RS 2024
A última versão disponibilizada pelo Detran do Rio Grande do Sul traz a seguinte projeção para 2024:
- Placas de 1 a 5: vencimento até o fim de junho de 2024;
- Placas de 6 a 0: venciamento até o fim de julho de 2024.
Vale ressaltar que as datas serão atualizadas em conformidade com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.