O pagamento do licenciamento 2024 PR é necessário para todos os veículos registrados no estado do Paraná. Portanto, para te ajudar a não ter problemas, nós separamos tudo sobre o calendário do licenciamento de 2024 no estado paranaense.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Quem precisa pedir o licenciamento 2024?
O licenciamento é um documento oficial emitido pelo Detran que certifica que determinado veículo pode rodar no território brasileiro. Nesse sentido, o licenciamento é necessário para todos os veículos registrados no Brasil, inclusive para os 0km, já que o encargo é pago próximo ao emplacamento.
Para os veículos usados, o licenciamento é pago anualmente. Nesse sentido, em todo começo de ano, os proprietários de veículos precisam se planejar para o pagamento das taxas relacionadas ao licenciamento. Vale ressaltar que as regras do licenciamento de 2024 dependem de cada estado.
Como consultar as taxas de licenciamento?
Para pedir o licenciamento, o proprietário do veículo precisa pagar o IPVA, multas, seguro obrigatório e qualquer outra dívida com o departamento de trânsito do estado onde o carro ou a moto estão registrados.
O valor do IPVA é calculado com base no valor do veículo naquele ano e na multiplicação com uma alíquota específica definida por cada estado. Geralmente, o Detran envia pelos Correios um documento com o montante do IPVA daquele ano, que pode ser pago de uma vez ou dividido em parcelas.
Porém, ainda é possível consultar o IPVA pela internet. E não apenas para o IPVA do ano, mas também os anteriores. Para isso, é necessário entrar no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná com o código do Renavam e realizar a consulta.
Além do IPVA, o proprietário precisa pagar toda e qualquer outra dívida relativa ao veículo. Para consultar os débitos com IPVA’s antigos, DPVAT e multas, o proprietário pode acessar o site do Detran PR e consultar o extrato do veículo com o número Renavam em mãos.
Licenciamento 2024
Valor e calendário de pagamento por estadoPortanto, após quitar todos os valores em débito, o dono do veículo pode solicitar o licenciamento. Nesse sentido, o Detran PR cobra uma taxa de licenciamento de R$90,94. A última atualização representou um aumento de 5.1% em relação ao exercício anterior.
Como solicitar o licenciamento?
No Paraná, o licenciamento anual é pago no segundo semestre do ano. Ou seja, em 2024, os proprietários do veículo precisarão regularizar os débitos com IPVA e multas no primeiro semestre.
Para solicitar o licenciamento, o proprietário do veículo pode acessar o site do Detran PR ou o app Detran Inteligente. Além disso, pode se dirigir às unidades de atendimento pessoalmente.
No site do Detran, o cidadão pode optar por informar ou não o número de CPF. Para solicitar a guia, é preciso também digitar o número do Renavam. A guia é emitida automaticamente com o prazo de 2 dias úteis para o pagamento.
Calendário do licenciamento no Paraná
Anualmente, o Detran do Paraná informa o calendário atualizado. Porém, para 2024, ainda dá para se basear nas datas de 2023 até que o órgão responsável atualize a nova temporada.
Vale ressaltar também que as datas são relacionadas com o método de pagamento escolhido. Os proprietários podem pagar em uma parcela única ou em cinco vezes.
Em resumo, o calendário máximo de pagamento do licenciamento no Paraná é o seguinte:
- Placas final 1 e 2: até o fim de agosto de 2024;
- Placas final 3 e 4: até o meio de setembro de 2024;
- Placas final 5: até o fim de setembro de 2024;
- Placas final 6 e 7: até o meio de outubro de 2024;
- Placas final 8: até o fim de outubro de 2024;
- Placas final 9: até o meio de novembro de 2024;
- Placas final 0: até o fim de novembro de 2024.
Após o pagamento do licenciamento, o proprietário pode emitir o CRLV diretamente na internet. Além disso, o Detran também envia o documento para o endereço cadastrado no sistema do governo.
O não pagamento do licenciamento pode resultar em multa superior a 200 reais. Nesse sentido, o proprietário precisa sempre portar o documento durante o ano.