O licenciamento obrigatório é um documento essencial para quem quer trafegar com seus veículos em segurança no estado do Espírito Santo. Para te ajudar, separamos todas as dicas sobre o licenciamento 2024 ES; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Por que pagar o licenciamento?
O licenciamento anual, ou CRLV 2024 (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) é um documento de porte obrigatório para todos os proprietários de veículos dentro do território nacional.
Nesse sentido, o licenciamento obrigatório só é emitido após o pagamento do IPVA, imposto anual sobre veículos. Além disso, o proprietário paga DPVAT, seguro obrigatório, e as eventuais multas que podem estar em débito na placa do veículo.
Com isso, ao portar o licenciamento, o motorista assegura que o seu veículo está em conformidade com o pagamento de impostos e de taxas ao Detran e à Secretaria da Fazenda.
Enquanto a legislação sobre obrigatoriedade do licenciamento é de abrangência nacional, a emissão dos valores de IPVA, de taxas e de multas fica por conta do Detran e da SEFAZ dos estados da nação.
Como pagar o IPVA no ES?
O IPVA, ou Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa cobrada atualmente em cima de todos os veículos em rodagem no Brasil. Nesse sentido, o valor arrecadado é destinado para melhorias na malha viária dentro e fora das cidades do país.
Assim, a cada ano, o Detran do Espírito Santo – bem como de outros estados nacionais – lança o calendário para o pagamento do imposto. Nesse sentido, os valores são calculados todos os anos, tendo como base o valor do veículo na tabela FIPE e a alíquota do estado.
Entretanto, o proprietário não precisa fazer as contas sozinho. O próprio Detran-ES se encarrega de enviar os valores atualizados. Para isso, o dono do veículo acessa o site da SEFAZ-ES.
Dentro da plataforma da Secretaria da Fazenda, o dono deve acessar os menus ‘Área Pública’, e em seguida, ‘IPVA’. Uma vez na página da SEFAZ, o usuário pode consultar o IPVA e baixar a guia de pagamento.
Por sua vez, a guia em formato bancário pode ser paga em agências ou via internet banking das principais instituições financeiras do Brasil. Os proprietários podem pagar o valor total em cota única com até 15% de desconto ou dividir o montante em 6 parcelas.
Licenciamento Digital 2024:
Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)Como pagar os débitos em atrasos?
Além de pagar o IPVA do ano vigente, o proprietário precisa quitar valores antigos. Afinal, sem o IPVA pago em toda sua totalidade, não é possível solicitar o licenciamento junto ao Detran.
A plataforma do ‘IPVA’ no site da SEFAZ-ES permite duas consultas diferentes: sobre as informações do veículo e sobre a emissão de boleto unificado. A segunda opção fornece todos os valores de débitos com multas e impostos atrasados.
Nesse sentido, uma vez com o boleto unificado impresso ou digital, o proprietário pode realizar o pagamento pelo internet banking ou pela agência bancária. Só a partir disso tem as condições de solicitar o licenciamento.
Passo a passo para pagar o licenciamento ES 2024
Com os débitos e impostos devidamente regularizados, o proprietário do veículo pode solicitar o licenciamento. Para a solicitação, é preciso acessar o site oficial do Detran-ES. Dentro da plataforma, o menu ‘serviços digitais de veículos’ traz uma série de opções, como:
- Calendário de pagamentos;
- Emissão de boleto de multa;
- Emissão de boleto de licenciamento;
- Parcelamento de débito.
Nesse sentido, o proprietário que já pagou todo os impostos, pode selecionar apenas a emissão do boleto de licenciamento. A taxa é de R$ 168.40 e deve ser paga via boleto na internet ou na agência bancária.
Após o pagamento da taxa, pode levar alguns dias úteis, mas o usuário já terá o e-CRLV disponível na própria plataforma do Detran-ES. Para isso, basta acessar o menu ‘CRLV eletrônico’. Vale ressaltar que o órgão não envia mais a versão impressa para o dono do veículo.
Calendário de pagamento do licenciamento ES 2024
A cada ano, o Detran estadual atualiza o calendário de pagamento do licenciamento obrigatório. A última versão é de 2023, mas já pode dar uma previsão para 2024; confira:
- Finais de placa 1, 2, 3 e 4: vencimento no final de setembro de 2024;
- Finais de placa 5, 6, 7, 8, 9 e 0: vencimento no meio de outubro de 2024.
Assim que o Detran-ES soltar as últimas informações, este post será atualizado.