O licenciamento 2024 RN precisa ser atualizado no segundo semestre do ano. Por isso, nós separamos uma explicação completa sobre o documento. Portanto, fique de olho e planeje-se para o calendário de 2024!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o licenciamento do veículo?
O licenciamento anual é um documento oficial do Departamento de Trânsito Brasileiro que regula o tráfego dos veículos dentro do país. Nesse sentido, o licenciamento funciona para atestar que o proprietário está em dia com a legislação brasileira.
Por isso, o licenciamento anual do veículo envolve os impostos do IPVA e do seguro obrigatório (DPVAT). Além disso, portar o documento atualizado certifica que o motorista não tem multas vencidas em seu nome e está em dia com o Detran estadual e nacional.
O licenciamento também é conhecido por CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e segue a legislação nacional. Porém, a emissão e a forma de pagamento são reguladas pelo Detran estadual de cada unidade da federação.
Detalhes sobre o IPVA no Rio Grande do Norte
A legislação nacional sobre o licenciamento prevê que o proprietário do veículo esteja em dia com o pagamento dos impostos, do seguro obrigatório e das multas incididas sobre o veículo.
E o principal imposto é o IPVA, o imposto que incide sobre todos os veículos do Brasil. O valor do imposto é calculado com base na tabela FIPE e na alíquota do estado, que é de 3% para os carros no estado do Rio Grande do Norte. Porém, o proprietário não precisa fazer as contas.
No estado do RN, o proprietário pode baixa a guia do IPVA no site do Detran-RN. Na plataforma do órgão, o cidadão informa os dados de Renavam e da placa e pode baixar o boleto bancário para o pagamento no internet banking ou nas agências.
O Detran-RN também oferece a oportunidade de pagar as taxas de impostos e de seguro diretamente no Pag Fácil. Além disso, os correntistas do Banco do Brasil podem quitar o imposto diretamente nos terminais de autoatendimento do banco.
Como consultar débitos com o Detran-RN?
As dívidas com IPVA de anos antigos e de multas acumuladas também precisam ser pagas antes da solicitação do licenciamento. O site do Detran-RN oferece a consulta da situação do veículo. Assim, o proprietário pode baixar a guia de pagamento dos valores em débito.
Nesse sentido, tal qual o IPVA, o proprietário do veículo pode pagar em uma ou em mais cotas. No caso do IPVA do ano vigente, o pagamento em cota única dá desconto. Porém, os impostos mais antigos podem gerar menos oportunidades de parcelamento.
Como solicitar o licenciamento 2024 RN?
O estado do Rio Grande do Norte tem uma das taxas de licenciamento mais baixas do Brasil. O valor do documento na região é de R$90 para todos os veículos sob a autoridade do Detran-RN.
Para socilitar o licenciamento, o proprietário do veículo precisa acessar o site do Detran-RN e ir até a aba ‘veículos’. Com o Renavam e a placa em mãos, o cidadão pode imprimir ou baixar a guia de pagamento.
A guia com o valor da taxa de licenciamento pode ser quitada pelo internet banking, nas agências dos bancos ou até mesmo pelo PIX. Após o pagamento do boleto, o proprietário pode baixar o novo CRLV atualizado.
Licenciamento Digital 2024:
Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)Calendário do licenciamento RN 2024
A legislação nacional prevê que todos os proprietários estejam com o CRLV atualizado. Por isso, há um prazo aceitável para trafegar com o licenciamento do exercício anterior. Veja o cronograma esperado para 2024:
- Placas com final 1 e 2: licenciamento de 2023 é válido até setembro;
- Placas com final 3, 4 e 5: licenciamento de 2023 é válido até outubro;
- Placas com final 6, 7 e 8: licenciamento de 2023 é válido até novembro;
- Placas com final 9 e 0: licenciamento de 2023 é válido até dezembro.
De acordo com o Detran, trafegar sem o licenciamento é infração gravíssima. Por isso, todos os proprietários no cenário nacional precisam portar o documento. Portanto, o dono dos veículos precisam ficar de olho no cronograma ano após ano.