Licenciamento 2024 RR: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

licenciamento 2024 RR é o documento que permite o tráfego dos veículos em território nacional. Por isso, todos os veículos registrados em Roraima precisam portar o documento; confira!

licenciamento 2024 RR
Foto: Reprodução

O que é o licenciamento obrigatório?

Em 2024, o licenciamento obrigatório continua sendo uma exigência para o trânsito de todos os veículos registrados no Brasil. Como em anos anteriores, o processo envolve o pagamento de impostos e seguros, além da quitação de multas e encargos sobre o veículo.

Nesse sentido, o licenciamento anual obrigatório atesta que o veículo pode rodar no território nacional sem grandes problemas. Por isso, envolve a quitação dos principais impostos. Não regularizar anualmente o documento é infração gravíssima que rende multa e até apreensão do veículo.

Um ponto importante é o aumento da fiscalização eletrônica em diversas cidades, que utiliza câmeras e sistemas de reconhecimento de placas para identificar veículos com irregularidades e emitir multas automaticamente. Isso reforça a importância de manter o licenciamento em dia.

licenciamento 2024 RR
Foto: Reprodução

IPVA RR 2024

Antes de solicitar o licenciamento, o proprietário precisa pagar o IPVA anual do veículo. O exercício do ano de 2024 está disponível para pagamento no site da SEFAZ, Secretaria da Fazenda do Estado de Roraima.

O IPVA é calculado com base em uma porcentagem do valor venal do veículo naquele ano. No estado de Roraima, as alíquotas são 2% para motos e caminhonetes e 3% para veículos particulares.

Para consultar o valor do IPVA, o proprietário precisa do número de placa e Renavam para entrar no sistema da SEFAZ e imprimir a guia de pagamento, que pode ser quitada em instituições bancárias como Banco do Brasil, Santander, Lotéricas e Caixa Econômica.

O IPVA pode ser pago em cota única com desconto ou em 3 parcelas iguais. Os impostos de outros anos atrasados também podem ser pagos com o acesso ao site do Detran-RR com o número da placa e do Renavam.

Multas e encargos

Além do IPVA, o proprietário precisa pagar o DPVAT, seguro obrigatório, que em muitos estados está zerado. As multas e encargos também precisam ser quitados. Acessando o site do Detran-RR, o proprietário acessa a situação do veículo e emite a guia de pagamento.

licenciamento 2024 RR
Foto: Banco de Imagens

Passo a passo para o licenciamento em Roraima

Para solicitar o licenciamento de 2024 em RR, o proprietário pode acessar o site do Detran-RR e selecionar os itens sobre licenciamento. A última atualização do órgão colocou a taxa de licenciamento no valor de R$ 98,47 para todos os veículos registrados no estado.

Após realizar o pagamento pelo internet banking ou pela agência bancária com o boleto, o proprietário pode receber a nova versão do e-CRLV. Atualmente, o Detran não envia a versão física do documento. Por isso, o próprio dono pode emitir o CRLV ou portá-lo na Carteira Digital de Trânsito.

licenciamento 2024 RR

Licenciamento Digital 2024:

Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)

Quem não precisa pagar o licenciamento?

O licenciamento não oferece isenções. Na verdade, é o IPVA que permite o custo 0 para veículos antigos, carros de transporte e táxis. Além disso, pessoas com necessidades especiais podem solicitar a isenção do imposto.

Entretanto, mesmo com a isenção do IPVA com custo zero, o proprietário do veículo ainda precisa regularizar o licenciamento anual obrigatório. Portar o documento é necessário em qualquer situação.

Foto: Reprodução

Calendário licenciamento RR 2024

O Detran do estado de Roraima dá um prazo máximo para o pagamento do IPVA e para portar o licenciamento. De acordo com as últimas atualizações, podemos projetar o seguinte cronograma:

  • Placas final 1: final de fevereiro
  • Placas final 2: final de março
  • Placas final 3: final de abril
  • Placas final 4: final de maio
  • Placas final 5: final de junho
  • Placas final 6: final de julho
  • Placas final 7: final de agosto
  • Placas final 8: final de setembro
  • Placas final 9: final de outubro
  • Placas final 0: final de novembro

Vale ressaltar que não portar o e-CRLV impresso ou digital atualizado pode geral multa gravíssima de quase 300 reais e pontos na carteira. Por isso, é preciso se planejar com antecedência.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Letícia Albuquerque
Letícia é redatora especializada no universo de tributos, sendo estudante de direito, se tornou criadora de conteúdo em 2019 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de todo o país. Dessa forma, com o seu conhecimento e expertise, ela traz consigo para o portal Licenciamento 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.