O licenciamento anual é o documento obrigatório para todos os veículos em circulação no Brasil, podendo gerar multa e apreensão em caso de atraso. Por isso, separamos uma tabela do licenciamento 2024; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
- 1 Tabela do licenciamento em cada estado do Brasil
- 1.1 Acre
- 1.2 Alagoas
- 1.3 Amapá
- 1.4 Amazonas
- 1.5 Bahia
- 1.6 Ceará
- 1.7 Distrito Federal
- 1.8 Espírito Santo
- 1.9 Licenciamento Digital 2024
- 1.10 Goiás
- 1.11 Maranhão
- 1.12 Mato Grosso
- 1.13 Mato Grosso do Sul
- 1.14 Minas Gerais
- 1.15 Pará
- 1.16 Paraíba
- 1.17 Pernambuco
- 1.18 Piauí
- 1.19 Rio de Janeiro
- 1.20 Rio Grande do Norte
- 1.21 Rio Grande do Sul
- 1.22 Rondônia
- 1.23 Roraima
- 1.24 Santa Catarina
- 1.25 São Paulo
- 1.26 Sergipe
- 1.27 Tocantins
Tabela do licenciamento em cada estado do Brasil
O licenciamento anual obrigatório é regulado pelo Detran de cada estado. Por isso, os preços da taxa e o prazo máximo para começar a portar o documento atualizado vai de acordo com cada local. Veja um resumo de todos os estados do Brasil:
Acre
A última atualização da taxa de licenciamento no Acre é de quase 200 reais, com o prazo limite estipulado de acordo com a placa, com o limite de março a outubro. O serviço é feito no site do Detran-AC.
Alagoas
O estado do Alagoas prorroga o licenciamento anual por praticamente todo o ano, trazendo o valor atualizado de cerca de 140 reais. O site do Detran-AL pode ser utilizado para o pagamento.
Amapá
O Amapá tem um prazo limite para agosto de 2024 para todas as placas, também com opção de pagamentos dos impostos adiantados. A taxa de licenciamento é de 112 reais, com disponibilidade do site do Detran.
Amazonas
Todo o pagamento do licenciamento e de outras taxas pode ser realizado pela opção on-line do Detran no Amazonas. O preço da taxa é de pouco mais de 60 reais.
Bahia
Na Bahia, a data máxima de pagamento é a mesma da última parcela do IPVA, dependendo da placa do veículo, mas com o prazo em novembro de acordo com o site do Departamento. O preço é de 112 reais.
Ceará
Normalmente, a fiscalização do licenciamento no Ceará começa já em março de 2024. O site do Detran-CE disponibiliza o calendário e o preço, que varia de 160 a 200 reais de acordo com o tipo de veículo.
Distrito Federal
O Distrito Federal tem uma taxa abaixo dos 100 reais de acordo com as últimas atualizações. De acordo com o Detran do Estado do DF, o prazo para todas as placas não passa da metade de fevereiro de 2024.
Espírito Santo
No ES, o Detran informa que o preço da renovação do CRLV está na casa dos 200 reais, com o limite de pagamento entre os meses de setembro e outubro de 2024 de acordo com o calendário do estado.
Licenciamento Digital 2024
Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)Goiás
A exemplo de outros estados, o Detran-GO coloca o prazo de pagamento do licenciamento igual à última parcela do IPVA. O preço é acima de 215 reais e o calendário finda entre meio de setembro e fim de outubro.
Maranhão
Paara consultar as informações detalhadas do estado do Maranhão é preciso acessar o site do Detran, já que o órgão pode mudar bastante o calendário de um ano para outro.
Mato Grosso
O Detran-MT define a taxa de licenciamento no preço de 140 reais, com a possibilidade de aumento para 2024. O calendário vai de março até o final de outubro de 2024.
Mato Grosso do Sul
O estado do Mato Grosso do Sul tem a taxa na casa dos 210 reais para os veículos. O limite de pagamento depende da placa, e vai de abril até outubro. Para acessar as informações, vale a pena conferir o site do Detran-MS.
Minas Gerais
O Estado de Minas Gerais tem o pagamento máximo para março de 2024 para todas as placas. O valor é bem mais baixo, de acordo com o Detran-MG, pouco abaixo dos 40 reais.
Pará
A taxa de licenciamento no Pará é de pouco mais de 260 reais para todos os veículos em circulação. De acordo com o Detran-PA, o limite de pagamento vai de março a novembro, a depender da placa.
Paraíba
A exemplo de outros estados, o Detran-PB libera o calendário de pagamento do licenciamento e a taxa atualizada, geralmente próxima dos 200 reais e condizente com a data limite do IPVA.
Pernambuco
O estado de Pernambuco categoriza de acordo com a placa, mas não varia muito para além do meio para o final de abril. O preço médio é de 90 reais, com as informações corretas no site do Detran-PE.
Piauí
O Estado do Piauí costuma alterar bastante os prazos e os valores, por isso, vale a pena ficar de olho no site do Detran-PI e acompanhar o calendário atualizado de 2024.
Rio de Janeiro
Todo o serviço do licenciamento anual pode ser feito no site do Detran do RJ, fornecendo placa e Renavam para conferir exatamente o calendário e os valores de 2024.
Rio Grande do Norte
O estado do RN tem a taxa de licenciamento inferior aos 100 reais. Nesse sentido, geralmente, o prazo máximo de pagamento vai até o fim do primeiro semestre, e os detalhes estão no site do Detran regional.
Rio Grande do Sul
O site do Detran-RS informa que o preço da taxa de licenciamento está abaixo dos 100 reais, com o prazo máximo de pagamento ou em junho ou em julho de 2024.
Rondônia
O cronograma do licenciamento em Rondônia vai de março a outubro de 2023. Segundo o Detran-RO, o preço da taxa está abaixo dos 200 reais.
Roraima
O estado de Roraima estipula a taxa de licenciamento pouco acima dos 100 reais, com o prazo máximo de pagamento ao longo de todo ano, a depender da placa, de acordo com o Detran-RR.
Santa Catarina
De acordo com o site do Detran-SC, o prazo do pagamento vai de março a dezembro de 2024, também a depender de cada placa. A última atualização do preço da taxa definiu os valores pouco acima dos 142 reais.
São Paulo
O Detran-SP atualizou a taxa de licenciamento para 155 reais para os veículos paulistas. O prazo de pagamento começa no segundo semestre de 2024, indo de julho até dezembro.
Sergipe
O Detran-SE tem o limite de pagamento entre março e novembro de 2024, com o calendário montado a partir da placa do veículo. O preço da taxa de licenciamento é de 150 reais.
Tocantins
No estado do Tocantins, o pagamento de uma taxa próxima dos 90 reais pelo site do Detran-TO já garante a renovação automática do CRLV.