O licenciamento é o documento mais importante para os proprietários do veículo, para além da CNH. Nesse sentido, comprova que o condutor está em regularidade com o Detran nacional e do estado do Amazonas. Para te ajudar, separamos tudo sobre o licenciamento 2024 AM; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o licenciamento?
O licenciamento anual obrigatório é o documento que atesta que o veículo está em conformidade com a legislação. Por isso, o CRLV (ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) reúne o pagamento do IPVA, do DPVAT e das possíveis multas registradas na placa do veículo.
De acordo com a legislação brasileira, todos os veículos do Brasil precisam atualizar o CRLV todos os anos. Portanto, o licenciamento anual é um documento de porte obrigatório em todo o território nacional. A fiscalização e regulação do licenciamento fica a cargo do Detran do estado.
Quem precisa pagar o licenciamento anual?
Todos os veículos em trânsito no país precisam ter o licenciamento anual atualizado. Até os proprietários que já desativaram a rodagem do veículo precisam informar ao Detran. Caso contrário, estará em descumprimento com a legislação e pode receber multa.
Calendário do IPVA do Amazonas em 2024
Para solicitar o licenciamento, o proprietário do veículo precisa realizar o pagamento do IPVA do ano em exercício. Os valores do imposto são calculados com base na tabela FIPE do veículo no ano vigente e na alíquota do estado do Amazonas.
Diferentemente de outros anos, o Detran do Amazonas não envia o boleto do imposto para o endereço do proprietário. Para consultar os valores, o cidadão acessa o site da Secretaria da Fazenda do Amazonas. No menu, é preciso informar o número do Renavam do veículo.
Dentro do próprio site da SEFAZ, o proprietário pode imprimir a guia de pagamento do IPVA no formato de boleto. Por sua vez, o documento é pago nos bancos Bancoob, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú e Lotéricas Federais.
Além disso, o proprietário pode escolher o pagamento em cota única com desconto de 10% ou em 3 parcelas. Veja o calendário do limite de pagamento projetado para 2024:
- Placas final 1, 2 e 3: até o final de maio de 2024;
- Placa final 4: até o fim de junho de 2024;
- Placa final 5: até o fim de julho de 2024;
- Placa final 6: até o fim de agosto de 2024;
- Placa final 7: até o fim de setembro de 2024;
- Placa final 8: até o fim de outubro de 2024;
- Placa final 9: até o fim de novembro de 2024;
- Placa final 0: até o fim de dezembro de 2024.
Licenciamento Digital 2024:
Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)Como quitar débitos em atraso?
Além de pagar o IPVA do ano vigente, para conseguir o licenciamento, o proprietário do veículo precisa pagar todos os encargos e impostos em atraso, inclusive as multas atribuídas à placa.
Para consultar a situação do veículo, o proprietário precisa acessar o site do Detran na aba ‘Serviços’ e ‘Consultar Situação do Veículo’ com o número do Renavam em mãos.
Nesse sentido, o próprio site do Detran-AM e da SEFAZ se encarregarão do cálculo dos valores em débito para a regularização do veículo para pedir o licenciamento anual.
Passo a passo para solicitar o licenciamento 2024 AM
O Detran-AM oferece duas opções de solicitação do licenciamento. Pela internet, o proprietário deve acessar a plataforma on-line do Detran Digital na aba ‘Licenciamento’.
A outra opção é agendar um atendimento presencial no Detran da cidade, processo que também pode ser feito pelo site ou apenas com a ida até o local autorizado.
Em ambos os casos, o proprietário do veículo precisa pagar uma taxa de licenciamento de R$ 243,69 para automóveis e R$121,84 para motocicletas. O boleto pode ser emitido e pago on-line, na agência ou no próprio canal de atendimento presencial.
Calendário para o licenciamento AM 2024
Todos os anos, o Detran-AM libera o calendário atualizado para o pagamento das taxas e regularização do licenciamento. Porém, de acordo com a última atualização de 2023, podemos projetar as seguintes datas para 2024:
- Placas final 1, 2 e 3: até o fim de maio de 2024;
- Placas final 4: até o fim de junho de 2024;
- Placas final 5: até o fim de julho de 2024;
- Placas final 6: até o fim de agosto de 2024;
- Placas final 7: até o fim de setembro de 2024;
- Placas final 8: até o fim de outubro de 2024;
- Placas final 9: até o fim de novembro de 2024;
- Placas final 0: até o fim de dezembro de 2024.
A legislação prevê que trafegar sem o documento é considerado infração gravíssima, adicionando pontos na carteira e multa próxima dos 300 reais para o infrator.