O licenciamento 2024 MS é um documento obrigatório para ficar em dia com a legislação do Detran do Mato Grosso do Sul. Para te ajudar a se planejar logo no início do ano, separamos uma explicação completa sobre o licenciamento 2024 MS; confira!

Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o licenciamento anual obrigatório?
O licenciamento anual obrigatório é o documento que valida o trânsito de todos os veículos nacionais em solo brasileiro. O CRLV, como também é chamado, está previso a nível nacional, mas é regulado pelo Detran de cada estado.
Para solicitar o licenciamento, o proprietário do veículo precisa pagar o IPVA, as multas e o seguro DPVAT, que está zerado para muitos estados da federação.
Esse processo serve para regularizar a situação do veículo e liberar o licenciamento. A legislação ainda prevê que a falta do licenciamento é passível de multa e de pontos na carteira. Por isso, é fundamental que o proprietário mantenha o documento em dia todos os anos.

Como pagar o IPVA no MS?
Antes de solicitar a guia de pagamento do licenciamento, o proprietário precisa pagar o IPVA do ano vigente. O valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo e da alíquota do estado, que no Mato Grosso do Sul é de 1,5% a 4,5%.
Para solicitar a DAE do imposto, o proprietário precisa acessar o site do autoatendimento, no endereço autoatendimento.ms.gov.br. Na plataforma, é preciso informar o número do Renavam e fazer a impressão da guia de pagamento.
Além do IPVA do exercício atual, o sistema do autoatendimento também oferece a possibilidade de pagar impostos vencidos de outros anos. Nesse sentido, os boletos podem ser pagos nos autoatendimentos das agências bancárias ou pelo internet banking.

Licenciamento Digital 2024:
Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)
Como pagar as multas?
Além de pagar o IPVA e o DPVAT do seguro obrigatório, o proprietário também precisa regularizar todas as multas. Para consultar os débitos, é preciso acessar o site do Detran-MS e solicitar o menu Guia de Autuação.

Uma vez dentro da plataforma, o proprietário pode emitir guia de pagamento para as multas que contam em débito na placa do veículo. Dessa maneira, o proprietário consegue fazer o pagamento nas instituições bancárias.
Passo a passo para pagar o licenciamento
Para solicitar o licenciamento, o proprietário do veículo precisa acessar o site Meu Detran e entrar no quadro ‘Veículo’. Na ‘Consulta de Débitos’, o dono informa o Renavam e a placa para selecionar a impressão da guia de pagamento do licenciamento. O sistema também permite o processo pelo app Detran MS. A taxa de licenciamento do Detran-MS é de R$ 213,81. A guia de pagamento pode ser quitada nas agências bancárias ou pelo internet banking de instituições como Bradesco, Banco do Brasil e Lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Vale ressaltar que se o proprietário não pagar o licenciamento no prazo limite, o valor da taxa sobe para R$ 277,53. Após realizar toda a quitação, o proprietário pode baixar o CRLV atualizado. Com o documento, o veículo já fica em dia com tal legislação do Detran.
Calendário do licenciamento
Os proprietários do estado de MS têm uma data limite para quitar e começar a portar o licenciamento atualizado. O calendário é atualizado todos os anos, mas tomando como base a temporada 2023, podemos planejar as seguintes datas para o exercício de 2024:
- Placas finais 1 e 2: até o final de abril de 2024;
- Placas final 3: até o final de maio de 2024;
- Placas finais 4 e 5: até o final de junho de 2024;
- Placas final 6: até o final de julho de 2024;
- Placas finais 7 e 8: até o final de agosto de 2024;
- Placas final 9: até o final de setembro de 2024;
- Placas final 0: até o final de outubro de 2024.