O licenciamento 2024 DF está chegando, e é muito importante que você, proprietário de veículo e morador do Distrito Federal, tenha ciência das datas, valores e detalhes sobre o tributo e documento. A seguir, confira tudo isso!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Entenda o que é o licenciamento 2024 DF
Em primeiro lugar, o licenciamento anual é um processo obrigatório para todos os veículos automotores em circulação no Brasil.
Nesse sentido, o documento responsável é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), necessário para que o veículo possa circular legalmente pelas vias públicas do país.
Para solicitar o licenciamento anual obrigatório, o proprietário precisa pagar o IPVA do ano ou já ter isenção.
Além disso, precisa quitar as multas e o seguro obrigatório, DPVAT. Se algum dos documentos estiver atrasado, o dono do veículo não consegue atualizar o CRLV.
Vale ressaltar que não portar o licenciamento atualizado pode dar multa gravíssima, pontos na carteira e até apreensão do veículo. Por isso, é necessário ficar de olho na legislação para não sofrer as penalidades!
IPVA DF 2024
Para solicitar o licenciamento 2024 DF, o proprietário do veículo precisa pagar o IPVA anualmente. Nesse sentido, para quitar o exercício do ano, pode acessar o site da SEFAZ do Distrito Federal e imprimir o boleto bancário do imposto.
O IPVA no DF pode ser pago em cota única com 10% de desconto ou em até 6 parcelas iguais. As alíquotas no estado são de 2.5% para motos e 3.5% para carro no Detran-DF.
O boleto bancário pode ser pago nas agências bancárias ou pelo internet banking das principais instituições financeiras do país.
Já os exercícios anos anteriores podem ser consultados no site do Detran-DF, trazendo toda as informações para a regularização da situação do veículo.
Nesse sentido, o proprietário imprime o boleto com todos os valores de impostos atrasado para o pagamento.
Licenciamento Digital 2024:
Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)Como pagar multas e encargos?
Além do IPVA, os proprietários dos veículos precisam pagar DPVAT e multas. Os valores podem ser verificados no site do seguro obrigatório e no Detran-DF. Nesse sentido, o dono do veículo imprime os boletos com todos os valores ao Detran estadual.
Como tirar o licenciamento no DF?
Após quitar os débitos de impostos e de outros encargos, o proprietário pode solicitar o licenciamento de 2024. Inclusive, é possível fazer todo o processo pela internet, sem precisar sair de casa.
Para imprimir o boleto, o proprietário precisa acessar o site do Detran-DF e solicitar a opção de ‘licenciamento’. O número de Renavam e da placa precisam ser informados.
Atualmente para 2024, a expectativa é de que a taxa de licenciamento no Distrito Federal esteja na faixa dos 90 reais. O boleto bancário pode ser pago nas instituições bancárias e no internet banking dos bancos.
Após pagar a taxa, o proprietário pode emitir o CRLV atualizado de 2024. Nos últimos tempos, o Detran-DF não envia mais a versão impressa do documento no endereço cadastrado, ficando a cargo do próprio dono portar a versão digital ou imprimir por contra própria.
Calendário do licenciamento DF 2024
O calendário do licenciamento DF 2024 está atrelado ao IPVA, visto que o prazo máximo para todas as placas é em julho.
Até esse período, o proprietário pode trafegar com a versão 2023 do documento. As fiscalizações de 2024 começam a partir das seguintes datas:
- Finais de placa 1 e 2: a partir de setembro de 2024;
- Finais de placa 3, 4 e 5: a partir de outubro de 2024;
- Finais de placa 6, 7 e 8: a partir de novembro de 2024;
- Finais de placa 9 e 0: a partir de dezembro de 2024.