Se você está com o licenciamento atrasado em 2024 precisa ficar de olho na legislação para não ter problemas com o Código de Trânsito. Para te ajudar, nós separamos uma explicação completa sobre o licenciamento atrasado 2024; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o licenciamento?
O licenciamento anual de veículos é um documento obrigatório para todos os veículos registrados no país. Nesse sentido, o licenciamento certifica que o dono daquela placa está plenamente regularizado com os órgãos de trânsito para trafegar no Brasil.
Portanto, o documento é pago anualmente, e para trafegar nas estradas e nas ruas brasileiras, o proprietário do veículo precisa portar o licenciamento referente ao ano em curso.
Como pagar o licenciamento?
Os pormenores da legislação sobre o licenciamento são definidos pelo Detran de cada estado. Porém, as regras gerais são parecidas em todo o território nacional. Nesse sentido, um pré-requisito é pagar o IPVA. Antes de solicitar o CRLV atualizado, o proprietário do veículo precisa pagar o IPVA do ano em curso.
Além disso, o Detran oferece a possibilidade do pagamento do IPVA de anos atrasados. Por meio de uma consulta on-line nos sites estaduais do Detran ou da Secretaria da Fazenda, o proprietário do veículo pode fazer o cálculo dos valores totais de imposto.
Junto do IPVA, o dono precisa pagar todas as multas creditadas à placa do veículo. Além disso, é necessário quitar outros débitos com DPVAT e qualquer outro problema que tiver no veículo.
No geral, em boa parte dos estados brasileiros, o proprietário pode acessar o site do Detran estadual com o número do RENAVAM em mãos para consultar todos os débitos relativos ao veículo e emitir a guia de pagamento.
Apenas após a quitação de todos os débitos relativos ao veículo, o proprietário pode solicitar a emissão do CRLV atualizado. Nesse sentido, é preciso pagar a taxa de licenciamento, que varia a cada estado.
Como pagar licenciamento antigo?
Se o proprietário do veículo não pagou o licenciamento de 2023, também não poderá emitir o de 2024. Para conseguir o novo CRLV, precisará quitar as dívidas passadas, não somente de multas e de IPVA, mas também do próprio licenciamento.
Os estados brasileiros oferecem a consulta on-line dos valores de licenciamento diretamente no site do Detran. Para a consulta, é necessário o número do RENAVAM. Algumas regiões ainda podem solicitar informações de CPF e outros dados.
Taxa do Licenciamento 2024
Valor, Tabela e Pagamento por Estado!Após realizar a consulta on-line, o proprietário do veículo pode imprimir o boleto com os valores totais em débito com o Detran. Na maior parte dos estados, o pagamento pode ser feito pelo internet banking.
Porém, em alguns lugares, o pagamento só pode ser feito presencialmente no Banco do Brasil ou em Lotéricas Federais. Para saber ao certo a regulamentação, é necessário consultar o site estadual do Detran.
Em geral, o próprio sistema do Detran já calcula os valores de multa e de juros em relação à dívida. Dessa maneira, o montante que sai no boleto já é o suficiente para regulamentar a situação do veículo.
Licenciamento atrasado dá multa?
Caso o motorista seja pego trafegando com o veículo sem o licenciamento do ano, pode receber multa gravíssima e próxima dos 300 reais. Além disso, o condutor tem o acréscimo de 7 pontos na carteiras.
Junto da multa, para regularizar o licenciamento, o proprietário precisará arcar com os juros de 0,33% por dia de atraso e de incisão da taxa Selic. Portanto, o mais indicado é manter o pagamento do licenciamento em dia.