O licenciamento online 2024 é a versão digital do CRLV e de outros documentos que facilitou o processo de regularização do veículo. Por isso, veja tudo sobre pagamento da taxa e impressão para ficar em dia com a legislação ao longo de 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
As novas regras do CRLV digital
Ainda no final de 2020, o Código de Trânsito Brasileiro publicou uma Resolução sobre as novas regras de emissão do CRLV. De acordo com a legislação, o Detran não envia mais o documento para o endereço do proprietário do veículo, investindo apenas na versão on-line.
Além disso, o novo documento é chamado de e-CRLV, englobando o CRLV e o CLA do licenciamento anual obrigatório. Nesse sentido, atualmente o processo pode ser feito completamente online, com o pagamento da taxa de licenciamento e o download do documento.
Como pagar o licenciamento online 2024?
Na maior parte dos estados – e praticamente todos – o pagamento da taxa do licenciamento pode ser feito completamente online. Porém, para pagar o documento, é preciso quitar outros débitos e taxas.
E a primeira delas é o IPVA, o imposto inciso sobre todos os veículos em rodagem no Brasil. Entenda que não será possível pagar o licenciamento sem quitar o IPVA. Logo, o proprietário do veículo precisa ficar de olho nas datas.
Em muitos estados, o calendário do licenciamento é o mesmo do IPVA, mas também há a possibilidade de pagar as taxas separadas. Além disso, também será necessário regularizar as multas e a partir de 2024 será preciso voltar a pagar o seguro DPVAT.
Dessa maneira, antes de pensar no licenciamento, o proprietário precisa pagar o IPVA e fazer o login na plataforma do Detran para verificar as multas. Apenas depois disso será possível buscar o pagamento da taxa.
Fique por dentro das novas regras e prazos para o licenciamento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e Bahia.
Passo a passo para pagar a taxa de licenciamento online 2024
Para pagar a taxa do licenciamento online 2024, o proprietário precisa acessar o site do Detran do Estado. Na plataforma, informa-se os dados de Renavam e número de placa. Alguns estados podem pedir outras informações de contato e de identidade.
Após informar a placa e o Renavam, o proprietário pode fazer o download do boleto e pagar em instituições bancárias parceiras ou pelo internet banking. Em muitos estados, o Detran ainda libera o pagamento diretamente em uma agência do Detran.
Descontos no Licenciamento 2024
Economize um bom dinheiro!Como emitir o CRLV-e?
Após o pagamento da taxa, em algumas horas ou no máximo 3 dias, o licenciamento atualizado fica disponível nas plataformas online do Detran de cada estado. Para acessá-lo, é possível acessar o site do Detran via Central de Serviços com o login e senha do portal gov.br.
O arquivo em formato digital tem a mesma validade do impresso, funcionando para as fiscalizações e atestando a regularidade do veículo. O proprietário também tem a possibilidade de fazer a impressão física do documento, preferencialmente em papel folha A4.
Além disso, há a opção de usar o aplicativo CDT, a Carteira Digital de Trânsito, que também conta com a aba do e-CRLV. Para acessá-lo, também é preciso usar o login do portal gov.br e usar a nova CNH. Nesse sentido, a versão digital no app CDT também tem a mesma validade do impresso.
Dica importante sobre o licenciamento
Os valores e prazos do licenciamento online 2024 dependem de cada estado, visto que o pagamento é feito junto ao Detran. Por isso, é preciso ficar de olho no calendário.
Vale ressaltar que transitar sem o licenciamento atualizado – seja em documento físico ou digital – é passível de multa e apreensão do veículo. Além disso, ao pagar o licenciamento atrasado, o proprietário também pagará juros.