Se você tem dúvidas sobre o que fazer para quitar o licenciamento vencido 2024, é preciso ficar de olho no que diz a legislação e se planejar para não ter problemas com multas e apreensão do veículo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como não atrasar o licenciamento?
O ideal é que o proprietário não atrase o licenciamento, e pague em dia de acordo com a legislação, no caso, o exercício de 2024. Todo ano, o Detran regional libera o calendário do licenciamento, inclusive com as opções de pagamento adiantado e das cotas.
Caso seja possível, vale a pena pagar adiantado, visto que a maior parte dos estados dão descontos de 5% a 10% para pagar logo em janeiro ou fevereiro. Porém, se não tiver jeito, vale a pena dividir em cotas iguais e parcelar ao longo dos meses.
Por isso, fique de olho no calendário e planeje-se com antecedência para pagar a taxa de licenciamento. Além disso, atente-se também ao prazo do IPVA, já que o imposto é o documento necessário para dar início à solicitação do licenciamento junto ao órgão do estado.
É permitido pagar o licenciamento vencido 2024?
Para pagar o licenciamento de 2024 atrasado, há diferentes opções. O proprietário do veículo pode pagar nas agências bancárias, como o Banco do Brasil, levando o número de Renavam e da placa do veículo. Além disso, vale a pena levar os documentos de identidade e de CPF.
Outra opção é pagar pela internet. O proprietário pode acessar os sites da SEFAZ ou do Detran estadual, informando os mesmos dados de número de placa e de Renavam. Em outros casos, pode ser necessário também inserir o número do chassi do veículo.
Taxa do Licenciamento 2024
Valor, Tabela e Pagamento por Estado.O proprietário do veículo precisa pagar juros?
Sim, a maior parte dos estados cobra juros por atraso do licenciamento. E os valores vão depender da justificativa do atraso. Em casos que não há problemas judiciais, o Detran pode incidir juros na faixa de 0,33% ao dia. Porém, em caso de atrasos judiciais, a multa pode ser ainda maior.
O proprietário não precisa calcular os valores dos juros. Isso porque o próprio site do Detran ou da Secretaria da Fazenda já oferecem o boleto bancário – ou DAE de pagamento – com o valor total somando juros, mora e correção monetária.
Como pagar o licenciamento atrasado?
Após solicitar a DAE de pagamento no site ou nos postos do Detran, o proprietário do veículo já recebe o boleto bancário com o valor calculado somado de juros e moras.
No geral, os estados permitem o pagamento pelo internet banking ou pelas agências bancárias, com o pagamento à vista. Há locais que ainda oferecem a possibilidade de pagar a taxa de licenciamento por meio dos cartões de crédito.
Confira também: Licenciamento Digital 2024
Dicas para não atrasar o licenciamento 2024
Por mais que ainda seja possível pagar a taxa de licenciamento em atraso, o melhor é não atrasar. Para te ajudar, veja algumas dicas:
1. Planeje-se bem antes
A dica é para ficar de olho no calendário do licenciamento no ano anterior, visto que já em dezembro o Detran libera oficialmente as datas corretas para pagar os impostos.
Além de se preparar para a organização, o proprietário do veículo precisa se preparar também para o pagamento, reunindo o montante final para não pesar tanto no orçamento.
2. Planeje o IPVA
O IPVA é o documento necessário e tem um prazo próprio. A taxa de licenciamento não passa muito dos 400 reais em boa parte do Brasil, e o mais caro acaba sendo o imposto. Por isso, é preciso preparar o bolso e se planejar para o início do ano.