O licenciamento e o IPVA são dois impostos muito relacionados, mas que não precisam exatamente estar no mesmo boleto. Por isso, separamos uma explicação completa sobre como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2024; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
- 1 É possível solicitar e pagar o licenciamento separado do IPVA 2024?
- 2 Não Paguei o Licenciamento 2024, e agora?
- 3 Como solicitar o pagamento separado do licenciamento?
- 4 Passo a passo para solicitar e pagar o licenciamento separado do IPVA 2024
- 5 Dá pra fazer licenciamento de carro com multa? Regras do Detran
- 6 Vale a pena solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2024?
É possível solicitar e pagar o licenciamento separado do IPVA 2024?
O IPVA é o imposto estadual que incide sobre todos os veículos em circulação no Brasil. O valor é calculado com base na tabela FIPE do carro, moto ou qualquer outro veículo, com cobrança anual até determinado período após a data de fabricação, visto que o Detran agora isenta a partir de um número de anos.
Por sua vez, o licenciamento também é um procedimento anual e obrigatório para todos os veículos em circulação, visto que confere a atualização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O documento comprova a regularização do veículo junto aos órgãos de trânsito.
Os dois documentos são muito vinculados, visto que o CRLV depende do IPVA. Porém, a legislação libera o pagamento separado dos dois impostos, seja por conta de uma isenção do IPVA seja em razão do planejamento financeiro do proprietário do veículo.
Como solicitar o pagamento separado do licenciamento?
Em primeiro lugar, vale ressaltar que só é possível atualizar o licenciamento com a regularização do IPVA, seja com o pagamento ou seja com o comprovativo da isenção ou desobrigação. Além disso, é preciso quitar outros débitos com o Detran, como multas e seguro DPVAT.
No geral, os estados liberam o pagamento em separado. O que vai mudar são valores e prazos. Em algumas partes do Brasil, o calendário é junto e a data final do licenciamento converge com a última parcela do IPVA. Já em outras regiões o prazo do licenciamento é mais extenso.
Passo a passo para solicitar e pagar o licenciamento separado do IPVA 2024
Acesse o portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para iniciar o processo. Atualmente, já é possível pagar o licenciamento online em praticamente todo o Brasil com os novos investimentos em serviços para facilitação dos pagamentos.
No portal do Detran, será necessário informar os dados do veículo, como placa, Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o ano de exercício (2024). Uma vez dentro da plataforma, o proprietário pode selecionar o método de pagamento da taxa do licenciamento.
Em geral, é necessário fazer o download do boleto bancário e pagar em alguma rede credenciada ou mesmo pelo internet banking. Não é muito comum o parcelamento da taxa do licenciamento, e os valores variam muito em cada estado, entre 30 e 200 reais.
Após a confirmação do pagamento do licenciamento, aguarde o processamento da transação. Se tudo estiver correto com o IPVA e com os outros encargos, o Detran já poderá liberar o licenciamento anual obrigatório atualizado.
Nos últimos tempos, muitos estados não enviam mais o documento impresso. Nesse sentido, o proprietário pode baixar o arquivo e imprimir ou portá-lo diretamente na CDT, aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Vale a pena solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2024?
Solicitar e pagar o licenciamento separado do IPVA 2020 pode ser uma opção valiosa para os proprietários que buscam mais flexibilidade para o pagamento dos impostos sem comprometer tanto o orçamento.
Nesse sentido, o mais importante é pagar tanto o IPVA quanto o licenciamento no prazo correto para evitar multas. Para não ter problemas, vale a pena ficar de olho nas atualizações do Detran do seu estado.