Se você busca descontos no licenciamento 2024, precisa ficar de olho no formato dos pagamentos das taxas em todos os estados do Brasil. Por isso, para te ajudar, confira as principais regras sobre o licenciamento e outros impostos sobre os veículos em circulação no país!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
- 1 Como pagar os documentos com descontos no licenciamento 2024?
- 2 Não Paguei o Licenciamento 2024, e agora?
- 3 Como pagar o IPVA com descontos no licenciamento 2024?
- 4 Dá pra fazer licenciamento de carro com multa? Regras do Detran
- 5 É possível parcelar a taxa de licenciamento?
- 6 Descontos para regularizar o veículo
Como pagar os documentos com descontos no licenciamento 2024?
Em primeiro lugar, é preciso entender que a legislação para o pagamento do licenciamento depende do Detran de cada estado. Isso porque por mais que a lei da obrigatoriedade do pagamento seja a nível nacional, as definições mais específicas ficam a cargo do estado.
Portanto, o que vale para São Paulo pode não valer para o Pará, por exemplo. Logo, o ideal é que o proprietário pesquise as informações do Detran do seu estado, buscando mais sobre preços, prazos e descontos no licenciamento 2024.
No geral, o Detran dos estados não dá desconto na taxa do licenciamento, mas sim no IPVA, o imposto que incide sobre todos os veículos no país. A maior parte dos estados até conta com o calendário antecipado do licenciamento, mas sem abatimento dos valores.
Nesse sentido, o estado de São Paulo, por exemplo, abre o pagamento do licenciamento em agosto, mas já é possível começar a pagar a taxa em janeiro do ano. O mesmo acontece com os estados do Sergipe e do Pará, por exemplo. Nesse sentido, ainda dá para aproveitar descontos no licenciamento 2024.
Como pagar o IPVA com descontos no licenciamento 2024?
Quando se trata do IPVA, é comum que o Detran dê descontos para os pagamentos antecipados ou mesmo em parcela única. Nesse sentido, os valores podem ser bem atrativos, como o caso dos 10% concedidos pelo Detran de Sergipe.
O desconto pode ir ainda mais além, alcançando a casa dos 20% e até mesmo somando-se com outros benefícios de pagamentos de impostos, como a Nota Fiscal Paulista.
Geralmente, o Detran dos estados disponibiliza mais de uma parcela para o pagamento do IPVA. Quem opta por pagar em parcela única já costuma receber o desconto em cima do valor total. Por sua vez, o pagamento antecipado pode dar ainda mais desconto.
Associadamente a isso, ao ato de pagamento do IPVA, se não houver nenhuma outra pendência, o motorista já está apto a atualizar o licenciamento. Com isso, por mais que não tenha o desconto no licenciamento 2024, antecipar o IPVA dá um decréscimo no valor do processo como um todo.
É possível parcelar a taxa de licenciamento?
No geral, não. Na verdade, os Detrans estaduais costumam oferecer o parcelamento do IPVA, visto que é um valor geralmente bem mais alto. Porém, a taxa de licenciamento costuma ser paga em boleto único.
Além disso, não é difícil encontrar serviços de crédito que disponibilizam parcelamentos e adiantamentos para regularizar a situação dos veículos, mas que não têm relação com o Detran.
Descontos para regularizar o veículo
Para além do IPVA, a regularização completa do veículo precisa do pagamento de multas e de outros encargos. Apenas com a quitação completa da situação do veículo será possível atualizar o licenciamento anual obrigatório.
Após a pandemia de Covid-19, muitos estados brasileiros zeraram o Seguro Obrigatório – DPVAT, o que também acaba dando certos descontos no licenciamento 2024, visto que na somatória geral da regularização há a redução do preço.
Além disso, o governo federal tem um sistema para dar descontos nas multas. O SNE oferece uma informação rápida e digital das multas sobre o veículo, facilitando o pagamento no prazo antes do vencimento.
Também é comum que o Detran realize periodicamente promoções e ofertas especiais para o pagamento das multas com a função de regularizar os veículos em circulação no estado.