O licenciamento anual obrigatório é um documento essencial para todos os veículos do Brasil. Porém, é comum que muita gente se atrase para pagar. E aí fica a pergunta: não paguei o licenciamento 2024, e agora? Veja a resposta em detalhes!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como manter o licenciamento em dia?
O licenciamento anual obrigatório é o documento que confirma a legalidade do veículo de acordo com a legislação. Nesse sentido, o licenciamento reúne o pagamento do IPVA e do seguro DPVAT, além de outras multas e encargos sobre o veículo.
Por isso, o licenciamento anual obrigatório atesta que o veículo está em dia com a legislação brasileira. Enquanto a legislação geral é regida pelo Código Nacional de Trânsito, o calendário e as taxas de licenciamento estão a cargo do Detran de cada estado.
Para manter o licenciamento em dia, é preciso ficar de olho nos calendários do IPVA e do próprio licenciamento. O Detran de cada estado informa com detalhes as taxas e as isenções. Logo, o proprietário do veículo precisa ficar de olho e não atrasar o pagamento.
E se o proprietário atrasar o pagamento?
Se por algum motivo o proprietário não conseguir pagar o licenciamento no prazo correto, em primeiro lugar, é necessário não trafegar com o carro. Caso o calendário do Detran já preveja a fiscalização, não portar o documento é passível de multa e até de apreensão do veículo.
Licenciamento Vencido 2024
O que fazer? Como pagar?Regularize a situação do veículo
Antes de pagar o licenciamento anual, o proprietário precisa arcar com outros encargos e impostos, como o IPVA e as multas. Por isso, o proprietário precisa consultar a situação do veículo, acessando os sites do Detran e da SEFAZ de cada estado.
No geral, os impostos atrasados podem ser pagos via boleto pelo próprio site do Detran e da SEFAZ, enquanto as multas e o DPVAT também estão disponíveis no mesmo local.
Pague o licenciamento
Após regularizar todos os impostos atuais e atrasados, o proprietário pode pagar a taxa de licenciamento. O valor vai depender de cada estado. Porém, no geral, o valor após o vencimento tem a incisão de juros. Vale ressaltar que os juros podem ser diários ou mensais.
No geral, o Detran costuma disponibilizar o pagamento via boleto. Nesse sentido, as taxas podem ser quitadas em instituições bancárias credenciadas, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Veja também, como funciona o Licenciamento Digital 2024!
Dicas para não atrasar o licenciamento
O ideal é que o proprietário não atrase o pagamento do licenciamento anual obrigatório. Para isso, veja algumas dicas:
1. Planeje-se com antecedência
Todos os anos, o Detran libera o calendário do exercício seguinte. Por isso, o proprietário tem um bom tempo para se planejar para o pagamento. Geralmente, o pagamento dos impostos é no começo do ano, época de muitos outros custos. Logo, planejar-se é essencial.
2. Não acumule débitos
Para regularizar a situação do veículo, é preciso pagar todas as dívidas. Por isso, o ideal é que o proprietário não acumule débitos, principalmente do IPVA e das multas. Nesse sentido, pagar regularmente todos os anos ajuda a não acumular muito dinheiro e precisar arcar de uma vez só.
3. Pense em parcelamentos
Os encargos do IPVA e até das multas podem ser parcelados em boa parte dos estados. Portanto, pagar dessa maneira é uma boa iniciativa para manter-se em dia com os impostos.
Outra opção é o desconto. Todos os anos, o Detran dá descontos para quem paga antecipadamente. Nesse sentido, 10% de desconto, por exemplo, pode reduzir bastante o valor.